Guto Zacarias aciona PGR para apurar contratação de escritório de Lewandowski pelo Master

Deputado pede investigação sobre possível tráfico de influência e violações à Lei de Conflito de Interesses envolvendo o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública

  • Por Jovem Pan
  • 28/01/2026 13h31 - Atualizado em 28/01/2026 14h10
  • BlueSky
Rodrigo Costa/Alesp Guto Zacarias O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) foi acionada nesta terça-feira (27) pelo deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) para investigar se houve tráfico de influência e violações à Lei de Conflito de Interesses por parte do ex-ministro da Justiça Ricardo Lewandowski.

O parlamentar afirma que o escritório de advocacia do qual Lewandowski é sócio recebeu mais de R$ 5 milhões do Banco Master pela prestação de serviços de consultoria. No texto, Zacarias também cita reportagem do Metrópoles que revelou o contrato.

No documento, o deputado solicitou à PGR a instauração do procedimento investigatório que for considerado cabível.

O pedido também prevê a apuração da efetiva prestação dos serviços de consultoria, da compatibilidade entre os valores pagos e os serviços, bem como a existência de indícios de tráfico de influência, conflito de interesses ou outros ilícitos penais e cíveis.

O parlamentar também requer a investigação sobre eventual participação direta ou indireta de familiares, pessoas próximas ou pessoas jurídicas vinculadas ao ex-ministro de Lula.

*Reportagem em atualização 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.