PL aciona TSE contra AtlasIntel por suposta manipulação contra Flávio Bolsonaro
O Partido Liberal (PL) entrou com pedido de impugnação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda-feira (18), contra o registro e a divulgação da pesquisa realizada pela AtlasIntel que mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL) atrás do presidente Lula (PT) na disputa eleitoral. A sigla alegou que o questionário da sondagem foi “sequencialmente arquitetado” contra o filho do ex-presidente. A legenda pedia liminar urgente para suspender imediatamente a divulgação dos resultados, o que acabou ocorrendo nesta terça-feira (19).
O documento sustenta que, das 48 perguntas do questionário, pelo menos oito induzem o entrevistado sobre o envolvimento de Flávio com Daniel Vorcaro e o Banco Master. O texto afirma que essa estrutura “não mede opinião, produz contexto” e transforma a pesquisa em “meio indireto de propaganda negativa”. O PL cita literatura científica e jurisprudência do TSE e TREs para argumentar que a ordem das perguntas altera resultados em até 20 pontos percentuais.
Além da suspensão imediata da divulgação (com multa diária em caso de descumprimento), o partido requer:
- Acesso ao controle da AtlasIntel (microdados anonimizados, logs de aplicação, arquivo de áudio completo, plano amostral etc.) em 24 horas;
- Multa por pesquisa irregular e, subsidiariamente, por divulgação de pesquisa fraudulenta, no patamar máximo de R$ 106.410,00;
- Proibição definitiva da divulgação dos resultados das perguntas 9, 10, 11, 12 a 19, 22, 25 e 48, ou, alternativamente, obrigatoriedade de ressalva clara sobre a contaminação metodológica;
- O PL argumenta que a pesquisa “não se limitou a medir a opinião pública espontânea, mas atuou diretamente para induzi-la artificialmente”, configurando risco de “indução do eleitorado em duas camadas”: dentro da entrevista e perante o público que receberá os resultados como neutros.
Procurada pela Jovem Pan, a assessoria da AtlasIntel afirmou que o teste de áudio – gravação da conversa entre Flávio e Vorcaro – foi realizado somente após a conclusão e submissão do questionário pelo entrevistado, em momentos e interfaces completamente separados, sem qualquer interferência nas respostas da pesquisa e sem que o eleitor pudesse mudar suas respostas. “Por isso, não há qualquer impacto nos resultados da pesquisa. Durante o questionário, perguntamos se o respondente teve conhecimento sobre o caso e se já havia ouvido o áudio por conta própria, e não reproduzimos o conteúdo em nenhum momento”, alegou.
“O teste do áudio, realizado em momentos e interfaces completamente separadas após a conclusão do questionário, tem o objetivo de medir segundo a segundo a reação de uma amostra representativa da população a conteúdos audiovisuais, com segmentação demográfica. Todo o desenho do questionário e da dinâmica foi feito com todo rigor técnico e metodológico que caracterizam o trabalho da AtlasIntel a nível internacional, sempre prezando pela imparcialidade e qualidade dos dados”, acrescentou.
*texto produzido com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Beatriz Manfredini
Encontro de Flávio com ministro de Bukele será em SP neste domingo
Aliados confirmaram reunião, antecipada pelo candidato na quinta-feira (28)
- Raquel Lyra aciona Justiça de PE para João Campos esclarecer acusação de ‘milícia digital’ Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Lula diz que fotos com Roberta Luchsinger não indicam relação pessoal Júlia Lara · há 3 horas
- Aécio Neves confirma candidatura ao Senado por Minas Gerais: ‘Mudança de rota’ Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Alckmin reúne ex-secretários de SP para tentar aproximar Haddad de aliados tucanos João Vitor Revedilho · há 4 horas