Presidente do Banco Central diz que teto de gastos foi ‘âncora’ para o Brasil durante pandemia
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em entrevista ao Jornal da Manhã desta quarta-feira, 7, considerou a imposição do teto de gastos como a razão pela qual o país conseguiu implementar medidas econômicas positivas durante a pandemia do novo coronavírus. “O teto foi exatamente a âncora que permitiu ao país a gastar mais para enfrentar o desafio da pandemia. Porque os agentes entendem que o teto vai retornar”, disse. Ele comparou a condição do Brasil durante a pandemia com a de outros países que tinham situação fiscal frágil e afirmou que eles “tiveram um campo mais restrito” nas criações de medidas. Questionado sobre se falas de lideranças políticas são suficientes para reafirmar o compromisso do governo em manter o teto de gastos, Campos Neto pontuou que a estabilidade fiscal está diretamente ligada à aprovação de medidas econômicas por parte do governo.
“A nossa trajetória de juros está muito ligada à percepção de estabilidade fiscal. As pessoas precisam entender. A gente precisa comunicar isso, que não tem como ter inflação baixa e os juros baixos com o fiscal desorganizado”, avaliou. Ele lembrou que em momentos nos quais o mercado entendeu que o governo era capaz de manter o teto de gastos, o juros caiu. Campos Neto também falou sobre a possível melhoria no custo do crédito em uma situação de pós-pandemia no Brasil. “Quando nós olhamos o crédito que é totalmente livre ele também tem caído. Porque como os bancos estão com muita liquidez e as taxas de juros estão bastante baixas, as instituições estão emprestando a taxas cada vez menores. A competição bancária também tem aumentado”, analisou, lembrando que financiamento imobiliário e outros incentivos indicam que esse momento de crédito “veio para ficar”.
[jp-related-posts ids=”987585,985567,982803″]
Veja entrevista completa com o presidente do Banco Central abaixo:
Assuntos
continue lendo
Política
Veja quais presidentes indicaram os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal
Nesta quarta-feira (16) o presidente Lula disse em entrevista a um podcast que o ministro Alexandre de Moraes não foi indicado durante seu mandato
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas