Quem compra pela internet reclama mais de falha na entrega
A principal reclamação de quem compra pela internet é a falha na entrega e, quando acionado, Procon soluciona 77% dos casos. Em cinco anos, o volume de pedidos no comércio eletrônico praticamente dobrou, assim como de serviço de pagamentos online.
Com isso, o número de queixas aumenta como constatou o órgão de defesa do consumidor, que lança o primeiro ranking estadual da internet. Falando à repórter Renata Perobelli, a diretora de atendimento do Procon, Selma do Amaral, detalhou os direitos de quem compra.
*Ouça os detalhes no áudio
De acordo com o Procon, é lider no ranking de reclamações os filiados à Nova.com, do Grupo Pão de Açúcar, Extra e Ponto Frio. Em segundo, vem o Walmart, as empresas do conglomerado “B2W” Viagem e Turismo.com, Americanas, Submarino, Shoptime e Ingresso.com.
Ricardo Eletro e Grupo Buscapé ocupam o quarto e quinto lugares; o Procon recebeu ainda reclamações contra o Bcash, Pag Seguro e Mercado Pago. O advogado Arthur Rollo, consultor da JOVEM PAN, alertou para sites fantasma onde não há qualquer chance de acordo.
A lista negra de lojas virtuais do Procon conta com mais de quatrocentos endereços denunciados. Antes de comprar pelo shopping online, o consumidor deve verificar se o site consta da lista do órgão de defesa do consumidor.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.