Sabesp reduz pressão de água durante madrugadas em São Paulo a partir desta quarta
A Sabesp anunciou na última segunda-feira (26) a redução da pressão da água na região metropolitana de São Paulo durante as madrugadas. A medida, que será adotada a partir de quarta-feira (26) por um período de oito horas por noite, visa preservar o nível dos reservatórios, que atingiram o patamar mais baixo desde a crise hídrica de 2015. O objetivo da ação é aliviar a situação das principais represas que abastecem a capital e cidades vizinhas. Segundo a Sabesp, a redução na pressão pode gerar uma economia de até 4 metros cúbicos de água por segundo. A medida é temporária e será mantida até que os níveis dos reservatórios se recuperem.
A decisão faz parte de um plano de prevenção e contingência do governo Tarcísio de Freitas. Thiago Mesquita Nunes, diretor presidente da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo), explicou que a “gestão da demanda noturna” é uma medida eficiente por ser executada em um período de menor consumo, causando menos impacto à população, além de ajudar a reduzir perdas na rede de distribuição.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, afirmou que a iniciativa integra o programa “São Paulo Sempre Alerta”, criado para antecipar problemas e evitar situações graves de escassez. Além da redução de pressão, o governo do estado planeja lançar, ainda nesta semana, uma campanha de conscientização para incentivar a população a reduzir o consumo de água.
*Com informações de Matheus Dias
[jp-related-posts ids=”2006241,1968904″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Notícias
Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45%
Pesquisa mostrou também que 3% do eleitorado rejeitam ambos os candidatos ao Palácio do Planalto
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 1 semana
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 3 semanas
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 3 semanas