Snowden abre conta no Twitter e começa a seguir perfil da NSA

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2015 20h41

Washington, 29 set (EFE).- O ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden abriu nesta terça-feira uma conta na rede social Twitter, começou a seguir o perfil do órgão americano e perguntou: “Podem me ouvir agora?”

“Eu costumava trabalhar para o governo. Agora trabalho para o público. Diretor na @FreedomofPress”, afirma o ex-analista na descrição de sua conta, que leva o nome de @Snowden.

“Freedom of the Press” é uma organização sem fins lucrativos na qual Snowden se dedica a defender o interesse público do jornalismo através da exposição da má gestão, a corrupção e a violação das leis por parte do governo dos EUA, diz o site do grupo.

A primeira mensagem de Snowden, atualmente asilado na Rússia, foi retweetada por 16 mil pessoas e marcado como favorito por 11 mil.

Antes mesmo de completar uma hora após a publicação do primeiro tuíte, mais de 200 mil usuários seguiram a conta de Snowden, verificada como verdadeira pela rede social.

Diferentes personalidades deram boas-vindas a Snowden, como o astrofísico Neil deGrasse Tyson, que disse sentir uma vibração “geek” com a entrada no Twitter do “homem por trás das revelações mundiais de vigilância em massa”.

Na segunda mensagem na rede social, Snowden agradeceu as palavras do astrofísico e citou as recentes revelações sobre a existência de água em Marte da Agência Espacial dos EUA (Nasa).

“@neiltyson obrigado pelas boas-vindas. Agora temos água em Marte! Você acha que eles pedem passaportes na fronteira? Pergunto por um amigo”, brincou Snowden.

O ex-analista foi responsável por revelar o alcance dos programas de espionagem em massa que a NSA começou a utilizar após os atentados de 11 de setembro, em Nova York.

As informações secretas divulgadas por Snowden mostraram que os americanos espionaram as comunicações pessoais de vários líderes mundiais considerados como aliados, entre eles a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a presidente Dilma Rousseff.

A única conta que Snowden está seguindo no Twitter é a da própria NSA (@NSAGov), órgão que, por enquanto, não preferiu seguir de volta seu ex-funcionário. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.