STF vai receber Maia, Alcolumbre e sete ministros em audiência sobre o Fundo do Clima
Em meio às críticas do Congresso Nacional e da comunidade internacional à ação brasileira de combate ao fogo e ao desmatamento na Amazônia e no Pantanal, o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira, 21, audiência pública que vai discutir a crise ambiental e as medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal. A audiência foi convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso depois da Rede, PSOL, PSB e PT recorrerem ao tribunal contra o fim de fiscalizações e programas. Com isso, na manhã desta segunda serão ouvidos os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, a ministra da agricultura, Tereza Cristina, os ministros da ciência e tecnologia e de Minas e Energia, o presidente do Ibama e representantes do ICMBio, além de outras autoridades.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, que na terça-feira fará o discurso de abertura de assembleia da ONU, avisou que sua fala irá focar nessa questão ambiental. “No ano passado, vale a pena recordar falamos do agronegócio. Não podemos sufocar o que temos aqui, que temos garantido a nossa segurança alimentar, bem como a segurança alimentar de quase um bilhão de pessoas no mundo. Fiquei feliz agora quando foi falado que nós, com toda certeza, passaremos a alimentar quase três bilhões de pessoas no mundo”, afirmou. Bolsonaro rebateu às críticas a atuação do governo brasileiro no combate aos problemas no Pantanal e na Amazônia. Ele lembrou que os militares já atuam no combate aos incêndios e que a Polícia Federal está investigando os focos de queimadas e que os investigados poderão responder pelos crimes de dano à floresta de preservação permanente, dano à unidades de conservação, incêndio e poluição, que podem ter penas somadas ultrapassando 15 anos.
[jp-related-posts ids=”981137,980987,980829″]
O vice-presidente Hamilton Mourão, que comando o Conselho da Amazônia, já pediu ao ministro do meio ambiente o detalhamento das ações que estão sendo realizadas na região para que o orçamento 2021 já venha com previsão de recursos. “Esse estudo é um projeto, tem que estar completo, tem que ter um orçamento anual bem definido para que a gente não ficar vivendo a cada ano uma agonia para enfrentar o que a gente já sabe que vai acontecer”, afirma. O vice-presidente vai sobrevoar áreas consideradas de queimadas persistentes. Segundo ele, são 18 áreas de queimadas persistentes no país.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Assuntos
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas