‘Todos terão que pagar por estados que não fizerem reforma da Previdência’, diz governador do RS
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), defendeu nesta segunda-feira (10) que estados e municípios sejam incluídos na reforma da Previdência que tramita na Câmara dos Deputados. Amanhã, governadores se reúnem em Brasília para a 5ª Reunião do Fórum de Governadores, com o objetivo de afinar o discurso a respeito da reforma.
Segundo Leite, a reforma no nível federal mostra que o país não vai quebrar e que terá capacidade fiscal futura e assim, conseguirá recuperar a confiança de investidores. “Mas, se faz meia reforma, aquela que atenda apenas à união e não aos estados e municípios, você vai dizer: ‘a União não vai quebrar, mas os estados poderão quebrar lá na frente, que vão pedir ajuda à União, que por sua vez, terá dificuldade de atender a todos”, explicou ele em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan.
“Uma reforma feita pela metade é quase como nenhuma reforma, porque vai deixar espaço para que continue a doença nos orçamentos, nas finanças de estados e municípios, que depois terão que socorrer aqueles que não terão feito sua própria reforma”.
Para o tucano, se o Congresso deixar de atender estados e municípios nessa reforma, governadores e prefeitos terão que optar onde aplicar capital político. “Tenho que escolher onde vou investi-lo, onde é mais importante, se vou ter que investir capital político em algo que já deveria ter sido investido”, disse Leite.
De acordo com o governador, os deputados “têm a oportunidade de fazer um grande bem para o Brasil”.
continue lendo
Brasil
Mortes, três tornados e mais de 70 mil afetados: temporais provocam destruição no RS
Desde 1º de outubro, o Rio Grande do Sul registrou 150 ocorrências relacionadas a vendavais, granizo, chuvas intensas, enxurradas, raios, alagamentos e deslizamentos, em 136 cidades
- Liminar libera três marcas de bets e põe outorga de R$ 30 milhões no centro da disputa Frederico Manssur · há 21 horas
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 2 semanas
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 2 semanas
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas