Trump critica Tribunal Penal Internacional e diz que não vai permitir investigação contra soldados dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor sanções contra o Tribunal Penal Internacional, TPI, caso investigue a atuação de militares norte-americanos no Afeganistão.
A corte é responsável por julgar crimes contra a humanidade.
Nesta segunda-feira (10), o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, afirmou que juízes e procuradores do TPI que tentem investigar cidadãos americanos ou países aliados sofrerão represálias. Além disso, eles também serão impedidos de entrar nos Estados Unidos e poderão ser processados.
John Bolton disse que não vai cooperar com o tribunal, não vai auxiliar a investigação da corte e certamente não vai se unir ao TPI.
O assessor de Segurança Nacional, em nome do governo Trump, ainda declarou que o tribunal é ilegítimo e ameaça a soberania dos Estados Unidos.
O Tribunal julga casos relacionados a crimes de guerra, genocídios e crimes contra a humanidade desde 2002. Na prática, os Estados Unidos não fazem parte dele.
*Informações da repórter Marcella Lourenzetto
Assuntos
continue lendo
Mundo
Dinamarca celebra acordo ‘vinculante’ com Trump sobre a Groenlândia
Decisão foi anunciado pelo republicano na sexta-feira
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 2 dias
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 4 dias
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 semanas