Barroso nega pedido de liberdade de Anderson Torres
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira, 28, o pedido de liberdade ao ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres. No despacho, o magistrado argumenta que o habeas corpus apresentado pela defesa não pode ser reconhecido, uma vez que há entendimento consolidado na Corte sobre a inadequação do HC para impugnar ato de ministros. “Nessas condições, não há alternativa senão julgar extinto o processo, sem resolução do mérito, por inadequação da via eleita. Diante do exposto, com base no art. 21, § 1º, do RI/STF, não conheço do habeas corpus. Sem prejuízo disso, determino o encaminhamento de cópia desta decisão ao gabinete da autoridade apontada como coatora”, afirma.
Como a Jovem mostrou, o magistrado foi sorteado relator do habeas corpus impetrado pela defesa, que cita laudo psiquiátrico apontando risco de suicídio e os seguintes sintomas no ex-secretário: crises de ansiedade, expressão de palavras sem nexo e comentários de desânimo com a manutenção de sua vida, com risco de suicídio. Anderson Torres está detido desde o dia 14 de janeiro após retornar dos Estados Unidos. Ele é investigado por suposta omissão durante as investigações sobre as invasões à sede dos Três Poderes, em Brasília, Torres alegou através de sua defesa ter tido uma piora em seu quadro de saúde mental e questionou as recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, que também já havia decido pela manutenção da prisão preventiva.
Em nota encaminhada ao site da Jovem Pan, a defesa de Anderson Torres falo que a confiança na Justiça é inabalável e exaltou que o respeito ao Supremo Tribunal Federal “é incondicional”. “Apesar da urgência que a situação reclama, respeitamos a decisão do ministro Barroso. Diante da piora significativa do quadro clínico do Sr. Anderson Torres e severas crises ocorridas na semana, a defesa ingressará com recurso no prazo legal”, diz o comunicado. “Destacamos mais uma vez o espírito cooperativo da defesa e a certeza de que o maior interessado na apuração célere dos fatos é o Sr. Anderson Torres”, conclui.
[jp-related-posts ids=”1403385,1403268″]
Assuntos
continue lendo
Política
Julgamento de mudanças na Lei da Ficha Limpa será retomado na 2ª semana de setembro
O ministro Gilmar Mendes havia pedido vista em maio e a apreciação da ação foi suspensa
- Lula e Flávio no Rio, Caiado e Renan em SP; o sábado dos candidatos ao Planalto Agência Brasil · há 9 horas
- Tarcísio: operações de crédito do Amapá não ficam travadas; de SP, ficam Estadão Conteúdo · há 9 horas
- Em jingle, Zema fala em ‘acabar com PT’, mostra ministros do STF na cadeia e Virgínia surpresa Estadão Conteúdo · há 14 horas
- ‘Lado de lá só sabe mentir. Eles vão trabalhar com inteligência artificial’, diz Lula Estadão Conteúdo · há 14 horas