JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Business | 15h00 - 15h30
Política

Escândalo do INSS e impactos eleitorais

Independentemente se integrantes do Executivo são ou não culpados, a oposição já acusa o governo de corrupção; por sua vez, o governo vai dizer que o esquema já ocorria faz tempo

Felipe Cerqueira

Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social
Prédio do INSS Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em ação conjunta da Polícia Federal com a Controladoria Geral da União (CGU), foi descoberto um bilionário esquema de corrupção no INSS, com desvio de recursos dos aposentados e pensionistas para sindicatos. Independentemente se integrantes do Executivo são ou não culpados, a oposição já acusa o governo de corrupção. Para o Planalto, o episódio pode trazer ainda mais desgastes, cuja popularidade está em baixa por conta da crise de segurança pública e inflação.

Provavelmente, a linha de ataque da oposição será enfatizar a ligação orgânica entre governo do PT com os sindicatos que receberam os recursos e colocar o irmão de Lula nos holofotes, uma vez que a entidade na qual ele é vice presidente foi uma das beneficiárias do dinheiro desviado.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Por sua vez, o governo vai dizer que o esquema já ocorria faz tempo, e que foi justamente a autonomia da PF que permitiu investigar o escândalo de corrupção. Nessas trocas de acusações, geralmente quem sai perdendo é o governo. Se a oposição souber explorar bem o caso politicamente, abre-se uma avenida para a direita em 2026. Há governadores bem atentos para o desdobramento deste episódio.

  

[jp-related-posts ids=”1932185″]