Fachin adia discussão no STF sobre postagens de Nossa Senhora Aparecida
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, decidiu não pautar para a sessão desta quarta-feira (30) o julgamento sobre as decisões envolvendo postagens de Nossa Senhora Aparecida durante as eleições.
A sessão será dedicada ao julgamento de processos que já estavam previamente agendados, como a validade da cobrança de valores diferenciados nas mensalidades de planos de saúde para idosos.
Até o momento, não há data prevista para análise dos processos que envolvem as postagens sobre Nossa Senhora Aparecida.
Entenda a polêmica
A nova polêmica envolvendo decisões de ministros do STF começou no último fim de semana.
Na quinta-feira (24), Antônio Tabet publicou no X: “A família miliciana odeia tanto mulher preta, que resolveu atacar Nossa Senhora Aparecida!”
O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendeu ao requerimento do candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) e determinou a retirada da postagem e de conteúdos semelhantes. Apesar de não ter sido citado na postagem, o candidato alegou que a postagem representa narrativa falsa e foi inserida no contexto de mensagens falsas que atribuem ele a apresentação de um projeto de lei para retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil.
No domingo (27), Flávio Dino derrubou a decisão do ministro André Mendonça e liberou a postagem, argumentando liberdade de expressão e que a publicação do humorista não fazia menção ao presidenciável.
Em seguida, o candidato recorreu ao ministro Luiz Fux, que derrubou a decisão de Dino.
Na segunda-feira (28), o presidente do TSE, ministro Nunes Marques, enviou ofício ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, para reclamar sobre interferências indevidas sobre decisões da Justiça Eleitoral.
Assuntos
continue lendo
Política
Qual é a linha sucessória da Presidência da República
Vice-presidente vem primeiro; presidentes da Câmara, Senado e STF podem assumir temporariamente na ausência dos dois titulares
- Em quais estados haverá votação para governador no segundo turno de 2026 Jovem Pan · há 27 minutos
- O que Lula propõe para a escala 6×1? Jovem Pan · há 27 minutos
- Trump diz que Google recusou pedido para renomear Atlântico como ‘Oceano Americano’ Estadão Conteúdo · há 55 minutos
- Cármen Lúcia cobra TSE sobre transporte gratuito no 2º turno das eleições Beatriz Souza · há 1 hora