JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal Jovem Pan | 20h00 - 22h30
Política

Lula se reúne com líderes indígenas no Xingu nesta sexta-feira

Encontro, que atende ao pedido do cacique Raoni Metuktire, acontecerá na terra indígena Capoto-Jarina, localizada no Parque Nacional do Xingu 

ia samy

Reunião com lideranças indígenas Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul
53914646243_68e80a2922_k Ricardo Stuckert/PR

Nesta sexta-feira (4), o presidente Lula se encontrará com o cacique Raoni e diversas lideranças indígenas na Terra Indígena Capoto-Jarina, localizada em Mato Grosso. O objetivo da reunião foi abordar temas como segurança alimentar, mudanças climáticas e o fortalecimento das culturas indígenas. O convite para o encontro foi estendido no mês anterior, após Lula ter recebido representantes da região.

O Parque Nacional Indígena do Xingu abriga mais de 5,5 mil indígenas de várias etnias, dentre elas destacam-se os povos Yawalapiti, Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai e Yudja. Dessa forma, o parque é o cenário escolhido para sediar essa importante discussão. Durante a reunião, foram debatidas estratégias para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e a necessidade de garantir a segurança alimentar das comunidades locais.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Na última semana, Lula retornou de uma viagem ao Japão e ao Vietnã, onde participou de compromissos internacionais. Ao voltar ao Brasil, ele se dedicou a reuniões com ministros e a eventos que destacam as iniciativas do governo em prol das comunidades indígenas e do meio ambiente.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 

[jp-related-posts ids=”1891119,1890936″]

Assuntos