JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Três em Um | 00h00 - 01h00
Política

Moraes solicita extradição de Oswaldo Eustáquio, foragido da Justiça brasileira que reside na Espanha

Urgência da solicitação implica que o Ministério da Justiça deve enviar os documentos necessários às autoridades espanholas

Redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou a extradição de Oswaldo Eustáquio, que está foragido da Justiça brasileira e atualmente reside na Espanha. Moraes argumenta que Eustáquio, junto com o youtuber João Salas, participou de ações que ameaçaram instituições democráticas em dezembro de 2022, especialmente durante a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A urgência da solicitação implica que o Ministério da Justiça deve enviar os documentos necessários às autoridades espanholas. Eustáquio enfrenta investigações por incitação a atos antidemocráticos, que incluem tentativas de fechamento do Congresso e do STF. Ele também é acusado de permitir que seus aliados desrespeitassem ordens judiciais. As ações dele são classificadas como crimes de ameaça, incitação à prática de crimes, associação criminosa e tentativa de derrubar o Estado Democrático de Direito. Um mandado de prisão temporária foi emitido por Moraes contra ele.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

O militante foi alvo da Operação Disque 100, realizada pela Polícia Federal, que investigou ações de militantes que atacaram agentes envolvidos em inquéritos do STF. Essa operação tinha como objetivo desmantelar tentativas de obstruir investigações relacionadas a organizações criminosas e proteger os policiais federais e suas famílias. Há evidências de que crianças e adolescentes foram utilizados em ataques, com a conivência de responsáveis legais. Durante as investigações, a filha de Eustáquio fez uma postagem nas redes sociais mencionando a presença de policiais em sua residência, o que sugere que adultos estavam utilizando o perfil dela para dificultar as apurações.

[jp-related-posts ids=”1748513,1748403″]

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA