Novo não indicará outro vice na chapa de Sabará
O diretório municipal do Partido Novo na capital decidiu, neste domingo, 25, não indicar um nome para substituir a economista Marina Helena como vice na chapa do candidato à prefeitura de São Paulo, Filipe Sabará. Este é mais um revés para a candidatura de Sabará, que entrou em rota de colisão com a cúpula do Novo após fazer elogios ao ex-prefeito Paulo Maluf, criticar o fundador da legenda, João Amoedo, e se alinhar com o discurso do presidente Jair Bolsonaro. Um pedido de suspensão de sua candidatura, protocolado por um membro do Novo, também apontava inconsistências em seu currículo acadêmico.
[jp-related-posts ids=”996390,996333,992479″]
Em um vídeo divulgado neste sábado, 24, nas redes sociais, Marina Helena renunciou ao posto, após a decisão da executiva nacional do Novo de expulsar Sabará do partido. O candidato acusou a executiva da sigla de reter recursos doados para sua campanha. Com o imbróglio, o candidato viu auxiliares deixarem a campanha e perdeu aliados. Entre eles, o presidente do partido na capital paulista, Júlio Rodrigues, que preferiu acatar a decisão do diretório nacional.
O Novo enviou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um ofício pedindo o cancelamento do registro de Sabará, mas o Tribunal ainda não se manifestou. Para o advogado constitucionalista André Jorge, ex-juiz titular do TRE-SP, a candidatura não seguirá adiante. “Nosso sistema eleitoral é partidário. Se o partido retira a candidatura ele não pode disputar a eleição”, analisou.
* Com Estadão Conteúdo