Novos ministros não devem criar novos programas, afirma Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na reunião ministerial desta terça-feira (31) que os novos ministros que vão assumir as pastas nesta semana, com a saída de metade da equipe por conta do prazo de desincompatibilização de quem possui cargos no Executivo e vai disputar as eleições, terão o dever de concluir o trabalho do governo, sem a criação de novos programas. A ordem de Lula foi que os ministérios não devem começar “tudo outra vez”.
“Nós temos uma máquina funcionando há 3 anos e 4 meses. Ela está funcionando. Eu não quero que nenhum ministério comece tudo outra vez, inventar um novo programa de governo. Não tem novo programa de governo. A máquina está aí andando e ela tem que continuar andando“, afirmou Lula.
O presidente também destacou que escolheu para grande parte das vagas deixadas nas pastas os secretários-executivos – os número 2 de cada ministério – para haver uma continuidade das iniciativas do mandato. A obrigação deles, segundo Lula, é concluir os projetos.
Lula também anunciou a nomeação de Miriam Belchior, secretária-executiva da Casa Civil, como a nova ministra da pasta. Em tom de brincadeira, o presidente disse que os auxiliares vão conhecer “a força da mulher”.
“Agora vocês vão saber a força da mulher. Porque não é mais o Rui Costa que vai chamar vocês, é a Miriam Belchior que vai encarar vocês. Esse rosto angelical dela é só hoje. A partir de amanhã vocês vão ver como é que as coisas vão acontecer aqui”, disse o presidente.
A reunião ministerial convocada por Lula é a primeira do ano e feita com o intuito de apresentar um balanço dos ministros que vão deixar a Esplanada por causa do prazo de descompatibilização dos cargos. Quem for disputar as eleições em outubro, precisa deixar cargos no Executivo até o sábado, 4. No encontro, o presidente também apresentou os sucessores em pastas cujo futuro já está definido.
*Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
‘PT é conivente com as facções’, afirma Caiado sobre crime organizado
Candidato à Presidência afirma que governo federal deveria compartilhar dados de inteligência com os estados
- Ronaldo Caiado defende classificar facções criminosas como terrorismo doméstico Jovem Pan · há 15 minutos
- Conheça Marina Silva, aposta de Lula que fez história como a senadora mais jovem do Brasil Sarah Américo · há 29 minutos
- Aposta de Lula, Tebet disputa sua 7ª eleição após ser eleita em cinco e mira Senado por SP Sarah Américo · há 1 hora
- ‘Anistia pacificaria o país’, diz Caiado sobre presos do 8 de Janeiro Jovem Pan · há 1 hora