Balança comercial positiva é resultado da conjuntura da crise, segundo especialista

  • Por Jovem Pan
  • 02/12/2015 14h16
Marcos Santos/ Usp Imagens crise economica e falta de dinheiro

 Balança comercial tem saldo de US$ 1,2 bilhões em novembro. Especialistas dizem que esse resultado é mais consequência da recessão do que do aumento da produção. As importações diminuíram mais de 23% ao longo deste ano e tendem a continuar em queda em 2016.

Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o economista Bruno Lavieri explica de onde saiu o saldo positivo: “Foi puxado principalmente pela queda das importações e isso está diretamente relacionado com a piora do ambiente doméstico, baixa do consumo e agravado também pela depreciação cambial, que torna mais caros os produtos em dólar quando convertidos para a moeda doméstica”.

A economista Gabriela Szine lembra que as exportações ganharam das importações embora tenham caído quase 15% em relação ao ano passado. Ela aponta para um item das importações que serve para mostrar o tamanho da retração econômica: “Um dos itens que mais tem caído nas importações são os combustíveis, ilustrando bem a queda da produção industrial que temos visto ao longo do ano”. Gabriela Szini diz que a queda no preço das commodities, como o minério de ferro, também prejudicou o valor das exportações. Ela explica que a quantidade exportada aumentou bastante, mas o dinheiro arrecadado com as vendas não cresceu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.