Anvisa autoriza teste de medicamento oral contra dengue

Na segunda fase dos ensaios clínicos, 38 pacientes serão recrutados em várias cidades brasileiras, incluindo Brasília, Sorocaba, São José do Rio Preto, Manaus e Rio de Janeiro

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2024 07h59
  • BlueSky
Marcelo Camargo/Agência Brasil Anvisa O medicamento tem a promessa de combater os quatro tipos de vírus da dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (22) a autorização da segunda fase dos ensaios clínicos de um medicamento oral desenvolvido para combater a doença. A farmacêutica Novars Biociências, com sede em São Paulo, está patrocinando o estudo. Nesta fase, o foco é administrar o medicamento a pacientes já infectados com o vírus da dengue, com o objetivo de avaliar a resposta do organismo ao tratamento. Este estudo é crucial para entender como o medicamento é absorvido, distribuído e metabolizado no corpo humano, informações que são essenciais tanto para a Anvisa quanto para a farmacêutica. O remédio em questão tem a promessa de combater os quatro tipos de vírus da dengue.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os ensaios clínicos não estão restritos ao Brasil; eles também estão sendo realizados em Singapura, Índia, Malásia e Vietnã. Nesta fase dos testes, 38 pacientes serão recrutados em várias cidades brasileiras, incluindo Brasília, Sorocaba, São José do Rio Preto, Manaus e Rio de Janeiro. A pesquisa surge em resposta à preocupante situação da dengue no Brasil, que já contabiliza mais de 6,5 milhões de casos prováveis em 2024, de acordo com o Ministério da Saúde. Até o momento, foram confirmados 5.661 óbitos, com 1.413 mortes ainda sob investigação.

Publicado por Luisa Cardoso

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.