Anvisa conclui consulta pública sobre rótulos de alimentos nesta segunda
Termina, nesta segunda-feira (9), o prazo para contribuições na consulta pública das novas regras para rótulos de alimentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer tornar as embalagens mais claras e objetivas.
Pela proposta da Anvisa, seria incluído o símbolo de uma lupa alertando sobre o excesso de sódio, gorduras saturadas e açúcar. A ideia divide especialistas e o setor.
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) defende o chamado modelo semafórico, em que as informações nutricionais são reforçadas pelas cores vermelho, amarelo e verde. Nesse caso, um aviso vermelho, por exemplo, representaria um alerta negativo em relação a quantidade de sódio, gordura ou açúcar em determinado produto.
O presidente executivo da ABIA, João Dornellas, afirma que o consumidor compreende melhor esse sistema. “Não adianta adotar perfis nutricionais muito restritivos, que coloquem advertências em todos os produtos e dificulte o consumidor de escolher qual o produto é mais adequado a sua dieta, ao seu estilo de vida, às suas necessidades”, explica.
De acordo com a endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia de São Paulo, Maria Edna de Melo, o formato em lupa, proposto pela Anvisa, não foi validado pela população brasileira. “O que a gente tem de evidência é que o modelo de rotulagem frontal de advertência, no formato de triângulos, ele foi devidamente estudado na nossa população. E ele se mostra superior a outros modelos”, diz.
A partir de amanhã, a Anvisa passa a analisar as contribuições promovidas pela consulta pública. Se julgar necessário, a agência vai promover debates com entidades e agentes interessados nas mudanças nas embalagens. Só então o órgão vai apresentar o resultado das discussões técnicas para a deliberação final da Diretoria Colegiada, ainda sem prazo para acontecer.
*Com informações da repórter Nanny Cox
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.