Após adiamento, Nasa espera lançar neste sábado missão com SpaceX

  • Por Jovem Pan
  • 30/05/2020 09h49
ESA/CNES/ArianespaceÀs 16h22min, a nave Crew Dragon deve partir rumo ao espaço acoplada ao Foguete Falcon 9, da Space X

A primeira missão da Nasa à bordo de um foguete projetado e fabricado pela iniciativa privada deve acontecer na tarde deste sábado (30). Às 16h22min (horário de Brasília), a nave Crew Dragon deve partir rumo ao espaço acoplada ao Foguete Falcon 9, da Space X.

A viagem levará tripulantes para a órbita da terra, depois de nove anos. A força espacial americana, responsável pela operação da base de Cabo Canaveral, na Flórida, informou que há 50% de chance do tempo colaborar.

Caso ainda haja nuvens e o lançamento precise ser adiado, as condições perfeitas para a decolagem devem se formar no domingo às 3h. O lançamento estava marcado para a última quarta-feira, mas o mau tempo o impediu.

Até 2011, a Nasa utilizava uma tecnologia russa para fazer viagens espaciais. A empresa gastava não só com a nave, mas também com o treinamento dos tripulantes. A adaptação de cada astronauta ao sistema russo custava aos americanos mais de 86 milhões de dólares. A missão inteira da Falcon 9, da Space x, custa, apenas, 90 milhões de dólares. Na prática, o lançamento pode representar a independência dos Estados Unidos à tecnologia russa.

* Com informações do repórter Renan Porto