Após Black Friday, empresas direcionam energias para as vendas de fim de ano

  • Por Jovem Pan
  • 26/11/2018 06h49 - Atualizado em 26/11/2018 07h45
Joel Vargas/PMPA As micro e pequenas empresas enxergam nessas datas uma oportunidade de fidelizar os clientes

Passada a euforia do Black Friday, comerciantes focam nas datas de fim de temporada para lucrar com a limpa de estoques. Após cerca de seis meses de preparação para os descontos da quarta sexta-feira de novembro, empresas direcionam as últimas energias do ano para os picos de vendas, com o pagamento do décimo terceiro salário, a chegada do Natal e o saldão de janeiro.

As micro e pequenas empresas enxergam nessas datas uma oportunidade de fidelizar os clientes.

O diretor de Google Marketing Solutions para o Brasil, Rodrigo Rodrigues, destacou que a Black Friday tem o papel de melhorar o relacionamento com os consumidores. Ele apontou que muitos consumidores já priorizam os negócios locais.

Já a gerente de Google Marketing Solutions para o Brasil, Fernanda Doria, ressaltou que a tecnologia contribui para essa interação entre empresas e clientes. Ela acrescentou que a boa relação com os consumidores é determinante para as próximas datas de venda.

De acordo com dados do Google, o início do ano é o período de maior buscas por promoções e descontos fora da Black Friday no Brasil.

*Informações do repórter Matheus Meirelles

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