Brasil produziu 70 milhões de toneladas de lixo em 2018, diz pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 09/11/2019 10h45
Célio Messias/Estadão ConteúdoNúmero equivale a 380 quilos de resíduos por pessoa

O Brasil produziu 79 milhões de toneladas de lixo no ano passado, o equivalente a 380 quilos por pessoa. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), esse número representa um leve aumento em relação a 2017. Se o país continuar neste ritmo, alcançará uma geração anual de 100 milhões de toneladas de resíduos sólidos até 2030.

O que preocupa, de acordo com o presidente da ABRELPE, Carlos Silva Filho, não é só o lixo produzido, mas a falta de coleta adequada. “Nós ainda temos 40% dos materiais coletados, praticamente 30 milhões de toneladas por ano, que vão para locais inadequados – contaminando o meio ambiente e trazendo problemas de saúde para a população. Nós não conseguimos avançar num melhor aproveitamento e na recuperação desses materiais para reincorporação no cliclo produtivo”, explicou.

Em 2010, entrou em vigor A Política Nacional de Resíduos Sólidos, com medidas para recolhimento do lixo e instrumentos, como a reciclagem e a logística reversa.  O panorama mostrou que a coleta seletiva está presente em três quartos dos municípios brasileiros, mas a maior parte ainda tem o funcionamento incipiente desse serviço.

A ABRELPE completou que a falta de recursos reduz a dinâmica dos serviços prestados e insere o país em uma rota problemática. A associação reforça que o Brasil precisa de uma fonte específica de remuneração para avançar nas melhores práticas de gestão de resíduos sólidos.

*Com informações da repórter Nanny Cox