Empreendedorismo é saída para retomada do crescimento, dizem especialistas

  • Por Jovem Pan
  • 10/09/2019 07h45
Jovem PanParticipantes do fórum apontaram a necessidade da desburocratização

O empreendedorismo é uma das principais alavancas para o crescimento do país. Esse foi o entendimento das personalidades que participaram do primeiro painel do Fórum Mitos e Fatos, realizado pela Jovem Pan em parceria com o Instituto de Formação de Líderes, que discutiu o Estado Mínimo e a sociedade máxima.

Para a economista Renata Barreto, o papel da população é fundamental para colocar o Brasil nos eixos. “A gente está passando por um processo evolutivo, transformador, um processo muito importante para um país realmente desenvolvido, né. A gente passou de um Brasil omisso para um Brasil que se preocupa com todas as coisas que os políticos fazem, desde o presidente da República até cada um dos integrantes da Câmara dos Deputados, os senadores”, disse.

“E essa noção das pessoas em relação a importância da política, da economia, também faz com que os políticos se tornem mais responsáveis”, continuou, acrescentando que é papel da sociedade cobrar a classe política todos os dias.

O CEO da Multilaser, Alexandre Ostrowiecki, acredita que o empreendedorismo é fundamental para o crescimento do país. Segundo ele, inda há muita burocracia e problemas que atrapalham o surgimento de empresas.

“O empreendedor é uma verdadeira locomotiva da prosperidade do país, então quando o país quer atingir todos os nossos sonhos, de ser desenvolvido, com bons índices sócio-econômicos, é preciso que a população cada vez mais se conscientize de que a gente tem que ter um Estado com um papel mais enxuto, sendo bem feitas as atividades, e deixar que o empreendedor seja livre para criar empresa, novas ideias e produtos, que vão fazer tudo aquilo que a gente precisa, né: geração de emprego, renda e novas tecnologias”, afirmou.

Já a empresária e apresentadora do Shark Tank Brasil, Cristiana Arcangeli, acredita que o caminho de mudanças é próspero e que o país esteja no caminho certo para se livrar da velha política. “Essa transformação está acontecendo, eu tenho certeza que o Brasil está fazendo as coisas certas. É isso que importa, é isso que fica e essa transformação veio para ficar. O Brasil vai, finalmente, se colocar no lugar que ele merece, que é uma grande nação que vai mudar a situação de todo o povo brasileiro.”

*Com informações do repórter Matheus Meirelles