Escola da rede estadual de SP começam a dar aulas online nesta segunda

  • Por Jovem Pan
  • 27/04/2020 06h10 - Atualizado em 27/04/2020 08h30
Renato Cukier/Estadão Conteúdo Estudante assiste aula online durante a pandemia Pandemia do novo coronavírus tem impactado no modelo de aulas adotado por escolas e universidades

Alunos da rede estadual de ensino de São Paulo começam a ter nesta segunda-feira (27) aulas a distância, que contarão como dias letivos, durante a pandemia do novo coronavírus.

As atividades ao vivo podem contar com a interação dos alunos por meio de um aplicativo e o governo do Estado vai disponibilizar internet para que eles tenham acesso aos conteúdos por celular sem custo.

Para tentar engajar os estudantes, as aulas terão a participação de edutubers, os youtubers especializados em educação. Entre os nomes estão Patrick Gomes, do canal Biolodúvidas, e Victor Rysovas, do Dez de História.

Na sexta-feira, ao anunciar as aulas virtuais, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, disse que elas serão um desafio.

Cerca de 3,5 milhões de alunos devem receber materiais de apoio, como apostilas, gibis, livros paradidáticos e manual de orientação às famílias. A entrega dos kits vai começar nesta segunda, com distribuição nas próprias escolas a partir de um escalonamento.

O governo de São Paulo anunciou ainda que as aulas presenciais nas redes públicas estadual e municipais serão retomadas de forma gradual e regionalizada a partir de julho. Para alunos de creches e unidades de educação infantil, o retorno pode ser antecipado.

*Com informações do repórter Afonso Marangoni