Sob pressão, EUA decidem nesta terça se mantêm o pacto nuclear com o Irã

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2018 07h23 - Atualizado em 08/05/2018 07h23
EFE/ Shawn ThewPresidente dos EUA sofre pressão de aliados europeus para manter acordo com o Irã

Donald Trump revelou que vai anunciar a decisão sobre o acordo nuclear com o Irã nesta terça-feira (8), direto da Casa Branca.

De acordo com o tweet do presidente norte americano, o anúncio está previsto para começar às 14h, no horário local, uma hora a mais aqui no Brasil.

Na véspera da declaração, o chanceler britânico Boris Johnson solicitou que Trump não abandonasse o pacto. O pedido foi feito em um artigo no The New York Times e depois no programa de TV Fox & Friends, o noticiário preferido do presidente.

Boris Johnson afirma que acredita que os países do pacto podem ser mais duros com Irã atendendo as preocupações de Trump e, usando uma metáfora, pediu que o norte americano não “jogasse o bebê fora com a água do banho”.

Em entrevista à Sky News, o chanceler britânico declarou que se Trump consertasse” a Coréia do Norte e o acordo nuclear com o Irã, não veria por que ele é menos candidato ao Prêmio Nobel da Paz do que Barack Obama, “que conseguiu antes mesmo de fazer qualquer coisa”.

Além de Johnson, vários aliados europeus pressionam Trump a manter o pacto.

Nesta segunda-feira, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, declarou que o país está disposto a manter o acordo, desde que a União Europeia ofereça garantias de que os benefícios fixados em 2015 continuarão valendo.

Por Marcella Lourenzetto