Governo de SP lança mais duas delegacias da mulher 24 horas

  • Por Jovem Pan
  • 30/03/2019 11h22 - Atualizado em 30/03/2019 11h46
Reprodução/Facebook O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), inaugurou mais duas Delegacias de Defesa da Mulher (DMD) com funcionamento 24 horas O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), inaugurou mais duas Delegacias de Defesa da Mulher (DMD) com funcionamento 24 horas

O governo de São Paulo lançou mais duas delegacias da mulher com funcionamento 24 horas, e anunciou reforço no efetivo policial. Com isso, o estado passou a contar com dez unidades 24 horas.

Durante a inauguração da Quarta Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na Zona Norte da capital paulista, o governador João Doria (PSDB) confirmou que a Polícia Civil deve iniciar estudos para, ainda neste ano, lançar concurso para delegadas, escrivãs e investigadoras. O governador indicou, porém, que as vagas devem atingir todas as áreas do Estado.

“Haverá priorização das mulheres para essas delgacias, mas os concursos vão atender à necessidade de reposição da Polícia Civil e da Polícia Milita”, disse Doria. O governador também autorizou ainda a abertura de concursos para a contratação de 5.400 soldados de segunda classe para a Polícia Militar.

O secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, ressaltou que sempre houve esforços para reduzir a violência contra as mulheres. “O sistema de segurança pública sempre teve, até esse período [de agora] cerca de 1.407 policias masculinos e femininos para, em distritos normais, atender as mulheres. Sempre houve preocupação nesse sentido.”

O general João Camilo Pires de Campos apontou também que estão sendo preparados novos cursos para que o aprimoramento do atendimento às mulheres nas delegacias. No combate à violência, o governo também conta com o aplicativo “SOS Mulher”, que tem um botão do “pânico” e faz acompanhamento por geolocalização.

No âmbito da capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDB) destacou as medidas tomadas na Guarda Civil Metropolitana. “Aqui tem ação conjunta da GCM [Guarda Civil Metropolitana] com a DDM. Há um carro específico, designado para atender a DDM. Além disso, há essa ação de agora, que criamos uma divisão específica para tratar da mulher”, afirmou o prefeito.

*Com informações do repórter Matheus Meirelles

Bruno Covas lembrou também que Elza Paulino de Souza é a primeira mulher comandante em São Paulo nos 32 anos de GCM.

*Com informações do repórter Matheus Meirelles

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.