IBGE lança pesquisa por telefone para ajudar no combate à covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 04/05/2020 06h09 - Atualizado em 04/05/2020 07h49
Agência Estado/Arquivo Censo do IBGE O Palácio do Planalto reclama da baixa adesão de estados e municípios ao sistema de registro obrigatório

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lança nesta segunda-feira (04) a PNAD Covid, uma versão da pesquisa feita em domicílios em parceria com o Ministério da Saúde. Os especialistas já coletaram informações, por telefone, que podem ajudar no combate ao coronavírus.

O governo está aumentando a cobrança a hospitais e clínicas para saber os números diários de taxa de ocupação e permanência de internações em leitos de UTI.

O Palácio do Planalto reclama da baixa adesão de estados e municípios ao sistema de registro obrigatório. O Ministério da Saúde ressalta que só com dados precisos é possível avaliar a real dimensão do coronavírus no Brasil e a proximidade do pico da doença.

A coordenadora de atenção hospitalar da pasta, Ana Maria Lacerda, quer saber, por exemplo, a quantidade de leitos dos hospitais de campanha. Ela reconhece dificuldades de contabilizar compra de equipamentos e insumos no país.

Já o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Rodrigo Faleiros, defende o remanejamento de pacientes entre cidades e estados.

Faleiros também acredita que o governo federal deve ajudar a custear internações nos hospitais de campanha. As vagas nesses complexos hospitalares são fundamentais principalmente nas cidades que já enfrentam limite de ocupação por doentes de covid-19.

*Com informações dos repórteres Thiago Uberreich e Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.