Instagram anuncia limite para acesso de adolescentes
Medida visa restringir o alcance de publicações que contenham linguagem forte, acrobacias arriscadas e contas que promovam conteúdo explícito destinado a maiores de idade
O Instagram anunciou a implementação de novas regras para usuários com menos de 18 anos, visando limitar o acesso a conteúdo considerado inapropriado na plataforma. O novo modelo de controle terá como base as recomendações de classificação da indústria cinematográfica. A medida visa restringir o alcance de publicações que contenham linguagem forte, acrobacias arriscadas e contas que promovam conteúdo explícito destinado a maiores de idade. Para identificar e filtrar esse material, a plataforma utilizará inteligência artificial, que classificará os conteúdos seguindo padrões semelhantes ao “PG-13”, conhecido do cinema.
De acordo com o anúncio, os adolescentes serão automaticamente incluídos nessas novas configurações de segurança e não poderão alterá-las sem o consentimento dos pais. Além disso, uma opção chamada “Conteúdo Limitado” permitirá que os responsáveis ajustem e restrinjam ainda mais a filtragem.
As mudanças são uma resposta às críticas e processos judiciais enfrentados pela Meta, empresa controladora do Instagram, que é acusada de não proteger adequadamente os jovens contra conteúdos perigosos. A empresa já havia tomado medidas anteriores, como a criação de contas especiais para adolescentes e o bloqueio de menores de 16 anos em transmissões ao vivo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.