Novas ferramentas ajudam a prevenir corrupção, diz ministro da CGU

  • Por Jovem Pan
  • 17/10/2019 07h39 - Atualizado em 17/10/2019 10h40
Reprodução/Google MapsMinistro disse que métodos de combate ao crime estão sendo aprimorados

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, afirmou, nesta quarta-feira (16), que a confiança é imprescindível na luta contra a corrupção. De acordo com ele, as metodologias de controle e combate ao crime estão sendo aprimoradas.

Ele indica a importância de se dar continuidade a esse regramento. “Não adianta construir essa maturidade na falta de confiança. Então quando você consegue casar as pessoas, isso acelera o processo de maturidade. Porque você vai criando processos internos na instituição que, após a saída dessas pessoas, eles continuam. E quem entra tem dificuldade em quebrar esse caminho que foi traçado. Então o que eu vejo é um momento ímpar e de aproximação que é essencial tanto para a gestão quanto para a atuação do controle.”

Já o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, destaca que a pasta tem uma coordenação especial para tratar os temas. “Nós temos, como eu falei, dentro do nosso sistema, uma secretaria que fica observando – e ela faz essa coordenação com todas as outras secretarias – e ela também tem uma ligação direta, vamos dizer, muito próxima comigo e com a nossa parte de controle interno.”

Os dois participaram do Fórum Brasileiro de Atividade de Auditoria Interna Governamental.

*Com informações do repórter Daniel Lian