Número de microempreendedores individuais no Brasil cresce 120% em cinco anos

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2019 08h02
PixabaySegundo levantamento da Serasa Experian, do total de 2,5 milhões de novas empresas abertas em 2018 no Brasil, 80% foram MEIs

Nos três primeiros meses do ano, o Brasil ganhou 380 mil novos microempreendedores individuais, os MEIs, passando da marca de 8 milhões no total.

Este ano o programa completa 10 anos, incentivando a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos. Segundo os números do IBGE, o desemprego atinge atualmente mais de 13 milhões de brasileiros e isso tem contribuído para o aumento do número de trabalhadores por conta própria.

Adriano Campos, consultor de marketing do Sebrae, deu algumas dicas para quem pretende empreender.

O empreendedor João Rocha Monteiro, de 29 anos, é formado pela PUC de São Paulo e se incluiu no grupo daqueles que viram uma oportunidade de mercado: vender bruschettas e paninis. Apesar das burocracias de empreender, há quatro anos João trabalha por conta própria.

Segundo levantamento da Serasa Experian, do total de 2,5 milhões de novas empresas abertas em 2018 no Brasil, 80% foram MEIs.

Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec do Rio de Janeiro, lembrou que ser um microempreendedor individual requer um planejamento financeiro.

O número de microempreendedores cadastrados só não cresceu ainda mais no último ano porque no início de 2018 houve o cancelamento de 1,3 milhão de registros por inadimplência.

*Informações do repórter Victor Moraes