Polícia faz operação contra expansão do Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Ao menos 12 suspeitos de ligação com o tráfico de drogas e o crime organizado, todos vinculados ao CV, foram presos; ação foi concentrada nas comunidades de Gardênia Azul e Cidade de Deus
As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério Público (MPRJ), deflagraram uma grande operação na manhã desta segunda-feira (29) para combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) na Zona Oeste da capital fluminense. A ação foi concentrada nas comunidades de Gardênia Azul e Cidade de Deus, localizadas em Jacarepaguá, uma área que agora está sendo rebatizada como zona sudoeste da cidade.
Pelo menos 12 suspeitos de ligação com o tráfico de drogas e o crime organizado, todos vinculados ao Comando Vermelho, foram presos até o momento. Durante as prisões, uma família chegou a ser feita como refém pelos criminosos, mas acabou sendo resgatada pela polícia. Os criminosos tentaram fechar algumas avenidas da zona sudoeste da cidade usando barricadas, mas a ação foi impedida pelos agentes de segurança.
A operação também tem como alvo criminosos ligados ao CV de outros estados, especialmente do Pará. A polícia já monitora quase 200 integrantes de outras regiões (principalmente Norte e Nordeste) escondidos no Rio de Janeiro.
Prisão em Niterói
Em uma ação separada neste último final de semana, a Polícia Civil prendeu um traficante do Mato Grosso que estava escondido e recebendo suporte do Comando Vermelho. Ele foi encontrado em flagrante, sendo monitorado pelos agentes, em uma praia de Niterói. O traficante é acusado de pelo menos oito crimes em seu estado de origem.
*Com informações de Rodrigo Viga
*Reportagem produzida com auxílio de IA


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.