Quinta penitenciária de segurança máxima do País é inaugurada nesta terça (16), na Papuda

  • Por Jovem Pan
  • 16/10/2018 07h15
Valter Campanato/Agência BrasilAs obras foram concluídas em outubro do ano passado, mas só agora o Ministério do Planejamento autorizou a contratação de 258 agentes penitenciários

Será inaugurada nesta terça-feira (16) em Brasília a quinta penitenciária de segurança máxima no país, no complexo da Penitenciária da Papuda.

As obras foram concluídas em outubro do ano passado, mas só agora o Ministério do Planejamento autorizou a contratação de 258 agentes penitenciários, já aprovados em concurso. São, ao todo, 208 celas individuais construídas com paredes de concreto armado à prova de balas.

As portas são de metal pesado e os presos só se encontram, mesmo assim em grupos pequenos, durante o chamado banho de sol.

Não há contato com visitantes e as conversas se dão nos chamados parlatórios. Por telefone, o preso, separado do visitante por um vidro, pode se comunicar.

Ao todo a nova penitenciária terá 12,3 mil metros quadrados e custou algo em torno de R$ 40 milhões. Hoje, mesmo vazia, trabalham no local cerca de 120 agentes cedidos de outras penitenciárias.

*Informações da repórter Luciana Verdolin