‘Rebelião da Extinção’: Polícia de Londres tenta impedir novos protestos de movimento ambientalista

Os protestos do movimento ambientalista nesta quarta-feira (17) resultaram em mais de 100 pessoas presas

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 18/04/2019 09h58
EFEAs manifestações, que também ocorrem em outros lugares da planeta, sobretudo na Europa, pressionam os governos a agirem mais seriamente contra o aquecimento global

Enquanto muita gente prepara as malas para viajar, a polícia de Londres tenta impedir que novas manifestações atrapalhem o cotidiano da cidade. Desde o início da semana uma grande mobilização chamada de Rebelião da Extinção bloqueia pontos turísticos, ruas e até casas de políticos.

Os protestos do movimento ambientalista nesta quarta-feira (17) resultaram em mais de 100 pessoas presas. No total já são 400 detidos desde o início da semana.

As manifestações, que também ocorrem em outros lugares da planeta, sobretudo na Europa, pressionam os governos a agirem mais seriamente contra o aquecimento global. Entre as ações realizadas ontem, manifestantes colaram as próprias mãos em trens do VLT londrino. Outros também se acorrentaram na porta da casa do líder trabalhista Jeremy Corbyn.

A polícia encerrou a ocupação de três dos quatro pontos turísticos tomados pelos protestos – que mudaram a rotina do centro da cidade nesta semana. A ponte de Waterloo, o cruzamento Oxford Circus e a praça do Parlamento foram liberadas. Diversas prisões ocorreram nesses locais.

A justiça determinou que a concentração em Marble Arch, em uma das entradas do Hyde Park, é legítima e pode seguir nos próximos dias.

As vendas do comércio no centro de Londres caíram 25% nesta semana e o prejuízo diário por entidades do setor foi estimado no equivalente a quase 65 milhões de reais.

A Europa vem liderando os esforços globais para tentar minimizar o aquecimento global. Mas é consenso entre especialistas que o planeta ainda está muito longe de implementar as medidas necessárias para reverter o problema que ameaça o equilíbrio da natureza no planeta Terra.