Representantes do Museu Nacional querem R$ 56 milhões para reconstrução
Representantes do Museu Nacional pleitearam, nesta terça-feira, o repasse de 56 milhões de reais para o processo de reconstrução da instituição. O pedido foi feito em Brasília, numa audiência pública na comissão de educação da Câmara dos deputados.
Além de parlamentares, também estiveram presentes no encontro o reitor da universidade federal do rio de janeiro, Roberto Leher, que administra o museu, e o representante da Academia Brasileira de Ciência, Isaac Roitman. O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, defendeu a importância de acelerar o processo de reconstrução.
A ministra interina da cultura, Cláudia Pedrozo, também participou do encontro e disse que o governo faz um esforço para ajudar o Museu Nacional, mesmo com a limitação orçamentária imposta pelo teto de gastos. Ela também disse que 200 milhões de reais do programa de aceleração do crescimento foram destinados este ano para o setor de preservação. O valor pleiteado na Câmara dos deputados será usado na reconstrução do prédio do museu nacional, que pegou fogo no dia 2 de setembro. O museu era detentor do maior acervo de história natural e antropologia da América Latina. A maioria das peças, obras e artefatos foi destruída pelo fogo.
*Com informações do repórter Afonso Marangoni.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.