Secretário de Defesa dos EUA não descarta possibilidade de guerra com a Coreia do Norte
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, não descartou a possibilidade de uma guerra com a Coreia do Norte.
Mattis afirmou à jornalistas nesta segunda-feira (14) que se a Coreia disparar um míssil contra os americanos, o confronto pode acontecer em minutos. Nas últimas semanas, a tensão entre os dois países vem crescendo.
A Coreia do Norte afirma que planeja disparar quatro mísseis contra a ilha americana de Guam, no Pacífico, alegando que apenas a força faz sentido para o presidente americano, Donald Trump.
Nos últimos dias, Donald Trump respondeu ao regime de Kim Jong-un dizendo que o país asiático vai enfrentar fogo e fúria como nunc viu
O secretário de Defesa, James Mattis, afirmou que os Estados Unidos estão tentando buscar uma saída diplomática: “a minha responsabilidade é ter uma opção militar se for necessária. No entanto, vocês podem ver que o esforço americano é em encontrar uma solução diplomática. A tragédia da gerra é bem conhecida e não precisa de nenhuma caracterização. Os efeitos seriam catastróficos”.
James Mattis ainda afirmou que os Estados Unidos não têm interesse em uma troca do regime da Coreia do Norte.
*Informações do repórter Bruno Escudero
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.