Trump ironiza reportagem do NYT sobre uso de celulares pessoais

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2018 06h56
EFETrump foi aconselhado e pressionado a usar o telefone fixo da Casa Branca com mais frequência, que seria absolutamente seguro

O presidente norte-americano, Donald Trump, e a porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China, Hua Chunying, chamaram de fake news a reportagem do The New York Times que acusa o republicano de usar seus celulares pessoais apesar de alertas de autoridades de inteligência de que espiões chineses e russos têm ouvido de forma rotineira as suas ligações.

Ele foi aconselhado e pressionado a usar o telefone fixo da Casa Branca com mais frequência, que seria absolutamente seguro, entretanto ele utiliza usualmente aparelhos móveis.

Trump ironizou o New York Times em uma rede social alegando que tem uma nova história fake de que agora os russos e os chineses estão ouvindo todas as suas ligações e disse que “ainda bem que acrescentaram a China”.

Ele disparou ainda dizendo que raramente usa celular, e que quando faz é autorizado pelo governo. Já a porta-voz chinesa enfatizou que lendo a reportagem, sente que hoje, nos Estados Unidos, realmente há algumas pessoas que estão fazendo o máximo para vencer o prêmio de melhor roteiro no Oscar.

Para a representante do país asiático, a história é uma evidência de que o jornal produz fake news e acrescentou que se não há segurança em telefones americanos que passem a comprar aparelhos chineses.

*Informações do repórter Daniel Lian