Van vai circular por SP consertando cadeiras de rodas e equipamentos de acessibilidade

  • Por Jovem Pan
  • 08/11/2019 08h36
Marcelo Camargo/Agência BrasilNo município de São Paulo existem 217 mil pessoas com deficiência físicas

A Paraoficina móvel é uma van que vai começar a rodar pela cidade de São Paulo a partir de sábado (9) atendendo a Centros Especializados em Reabilitação consertando cadeiras de rodas, próteses, muletas e andadores para dar suporte aos deficientes físicos que moram na cidade.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, explica que a intenção é transformar São Paulo em uma referência de acessibilidade e inclusão.

“A gente sabe que, muitas vezes, é por causa de um velcro que a pessoa deixa de lado equipamentos importantes e caros. Essa é uma aspiração de todo mundo que trabalha com reabilitação e equipamentos que nós conseguimos colocar em prática. É um momento que abre portas, não sabemos nem a demanda e nem o fluxo.”

Os serviços serão prestados por dois técnicos, que trabalharão dentro da van – que é adaptada com mobiliário e equipamentos específicos. O primeiro mutirão, que acontece no sábado, vai ser no Itaim Paulista, na Zona Leste, das 9h às 15h.

No município de São Paulo existem 217 mil pessoas com deficiência físicas. Destas, 45 mil só conseguem se locomover com algum tipo de acessório.

Os Centros Especializados em Reabilitação farão o agendamento das pessoas que precisam dos serviços nos dias previstos no cronograma de visitas. No dia marcado, o munícipe deverá apresentar o cartão do SUS, o RG ou outro documento com foto.

*Com informações do repórter Victor Moraes