Verão deve ter temperaturas acima da média histórica no País

  • Por Jovem Pan
  • 17/12/2018 06h53 - Atualizado em 17/12/2018 12h00
Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas O aquecimento é em decorrência da formação do fenômeno El Niño

O verão, que oficialmente começa no dia 21 de dezembro, será mais quente do que o normal. A estação deve ter temperaturas acima da média histórica no Brasil.

O aquecimento é em decorrência da formação do fenômeno El Niño, como explicou o meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, Michael Pantera.

O El Niño também impactará nas chuvas, e de acordo com o meteorologista, os temporais também serão acima da média. Esse fenômeno climático ocorre quando há o aquecimento das águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico.

O vapor d’água mais quente altera os padrões de ventos, causando a variação na distribuição e intensidade das chuvas e na temperatura.

Os paulistanos já tiveram uma pequena amostra do calor que a próxima estação promete. Na última sexta-feira, São Paulo registrou a maior temperatura máxima do ano, batendo os 34,6 graus de média.

*Informações da repórter Natacha Mazzaro

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.