Voluntários distribuem mais de 600 refeições diárias durante pandemia

  • Por Jovem Pan
  • 01/04/2020 11h44 - Atualizado em 01/04/2020 11h51
Rayner Pena/EFEPara garantir a alimentação diariamente, a entendida conta com apoio de voluntários jovens, que fazem o preparo das marmitas, além do apoio de entregadores, nutricionistas e cozinheiros

Voluntários estão distribuindo, diariamente, refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa garantir alimentação e auxílio aos mais necessitados durante a pandemia do novo coronavírus.

O diretor do Ten Yad, Berel Weitman, entidade israelita responsável pela ação, durante entrevista ao Jornal da Manhã – 2 Edição, explicou que as refeições de almoço estão sendo entregues diretamente na residência das pessoas para evitar aglomerações.

“Nós já distribuíamos comida antes, temos um refeitório comunitário. Mas devido a pandemia todos estão recebendo comida em casa e pedimos para que todos não saim de casa.”

Para garantir a alimentação diariamente, a entidade conta com apoio de voluntários jovens, que fazem o preparo das marmitas, além do apoio de entregadores, nutricionistas, cozinheiros e ajudantes que seguem, mesmo diante da pandemia, se dedicando para manter as refeições.

“Temos uma equipe de voluntários jovens, eles fazem tudo seguindo os cuidados da OMS e preparam mais de 600 marmitas. Depois disso, centenas de voluntários vão entregar até a casa dessas pessoas o almoço.”

Segundo o diretor, a procura pela alimentação tem aumentado diariamente e, por isso, toda ajuda destinada à entidade será bem recebida para continuar as ações.

“Agora mais que do nunca precisamos de ajuda. Todo dia recebemos pelo menos 10 telefonemas pedindo para receber as refeições, está crescendo a demanda. Não podemos esquecer as pessoas e deixar de estender à mão. Precisamos colaborar para garantir almoço de quem precisa.”

Reconhecimento

De acordo com Weitman, a reação dos ajudados é gratificante para toda a equipe de voluntários. A entidade lançou uma campanha para informar os necessitados sobre a situação da pandemia.

“No começo as pessoas estavam muito desesperadas, então lançamos um vídeo mostrando que estamos garantindo a alimentação. O feedback que estamos recebendo, por mensagens e whatsapp, é muito gratificante, os voluntários também são gratos. Esperamos não parar e continuar com o trabalho.”

O Ten Yad, que também administra o restaurante Bom Prato da 25 de março de São Paulo, faz as entregas em diversos bairros da capital como Santana, Tucuruvi e Santo Amaro.