Linha da EMTU inicia teste de pagamentos com cartões de crédito e débito

  • Por Jovem Pan
  • 18/10/2016 06h12
O governador Geraldo Alckmin durante entrega do Terminal Vila Galvão da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Data: 12/12/2014. Local: Guarulhos/SP. Foto: Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIAEmpresa Metropolitana de Transportes Urbanos

Sistema para pagar passagem de ônibus via cartões de débito, crédito e pré-pago, começa a ser testado em São Paulo.

A nova tecnologia, chamada “contactless” (sem contato), funciona só com a aproximação do cartão com a máquina e tem o objetivo de tirar os usuários das filas de bilheterias e dos aparelhos de recarga.

Rubens Gil Filho, diretor-executivo da empresa responsável pela tecnologia, inédita no Brasil, explicou que o sistema funciona de maneira semelhante ao do cartão de bilhetagem.

“Existe o validador exclusivo para agamento com esse tipo de cartão. Ao encostar o seu cartão de crédito, vai ter a passagem liberada e a cobrança da tarifa na sua fatura. Ao encostar o cartão de débito, ele vai ter o valor da tarifa descontado direto na sua conta-corrente”, disse.

No momento, a tecnologia está presente em 10 ônibus da linha 376 (Diadema/Brooklin), que atende 12 mil passeiros por dia.

A expectativa da empresa que fornece o equipamento é atingir outras linhas da EMTU a partir de janeiro do ano que vem.

*Informações do repórter Felipe Palma