Especialistas discutem o uso de agrotóxicos e benefícios dos alimentos orgânicos

Em entrevista ao Pânico, especialistas debateram se os alimentos orgânicos são realmente melhores para a saúde e o planeta

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2019 14h10
Jovem PanErnane Silveira Rosas, Luciana Rocha e Nicholas Vital participaram do Pânico nesta quarta-feira (21)

Pânico recebeu nesta quarta-feira (21) o jornalista Nicholas Vital, a chef Luciana Rocha e o diretor do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, Ernane Silveira Rosas, para falar sobre o uso de agrotóxicos e os alimentos orgânicos.

Autor do livro “Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo”, Nicholas Vital afirmou que há muitos mitos sobre o assunto. “Tinha muita coisa, muito mito, muita história mal contada, e resolvi apurar”, disse. Ele, no entanto, ressaltou que não defende o uso indiscriminado de química na agricultura. “Mas é o remédio da planta”, explicou.

Vital disse que o uso de defensores agrícolas ajuda a deixar os alimentos mais baratos, uma vez que evita perdas. “Praga representa perda, perda representa alimento mais caro. Sem agrotóxico, não tem agricultura”, cravou.

Já Luciana Rocha, que faz um trabalho com alimentos funcionais, criticou o uso de química nos alimentos. “No momento em que o alimento vem intoxicado com metais pesados, isso atrapalha o metabolismo das pessoas”, afirmou.

Ela ainda ressaltou que os defensores são tão tóxicos que não saem do alimento. “A descontaminação do agrotóxico não é possível. A contaminação é sistêmica, vai até o caroço do abacate, não é só tirar a casca”, explicou.

Para Ernane Silveira Rosas, o uso de agrotóxicos no país passou dos limites. “Há um uso indiscriminado de veneno”, denunciou. “Não há interesse nem do governo nem das multinacionais de fiscalizar e coibir o uso de agrotóxicos”, contou o nutricionista.

Orgânicos

Silveira Rosas ainda disse que os alimentos cultivados de maneira orgânica ajudam não só as pessoas, mas o planeta. “O alimento orgânico ajuda a ter menos veneno na Terra”, afirmou.

Luciana Rocha também saiu em defesa dos orgânicos. “O orgânico de pequeno produtor contribui para a família e o ecossistema total”, disse, rechaçando a tese de que os produtos cultivados desta forma são mais caros.

Nicholas Vital, no entanto, discordou dos colegas de bancada e questionou a ideia de que produtos orgânicos são mais nutritivos. “Se o orgânico é realmente mais nutritivo, por que não está escrito no rótulo? Eles não conseguem provar”, questionou. “O cara que fomenta o orgânico é contra a floresta, o orgânico precisa de mais espaço.”

Veja abaixo os melhores momentos do debate: