Filmes precisarão cumprir critérios de diversidade para concorrer ao Oscar
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou que formará um grupo para desenvolver diretrizes de diversidade e inclusão que os cineastas terão que cumprir para seus trabalhos concorrerem ao Oscar.
Segundo a organização, esta medida e outras representam uma nova fase de um esforço de cinco anos para fomentar a diversidade.
O grupo informou em um comunicado que trabalhará com o Sindicato de Produtores da América para montar uma força-tarefa de líderes da indústria para desenvolver “padrões de representação e inclusão” para elegibilidade aos prêmios Oscar até 31 de julho que “incentivarão práticas de contratação igualitárias nas telas e fora delas”. As regras não se aplicarão a filmes concorrendo ao Oscar na cerimônia de 2021.
As críticas à Academia se intensificaram em 2015 com a hashtag #OscarsTãoBrancos, um protesto contra um ano de concorrentes exclusivamente brancos nas categorias de atuação.
A entidade reagiu em parte dobrando o número de mulheres e negros em suas fileiras de convidados, mas até 2019 só 32% de seus cerca de 8 mil membros eram mulheres e só 16% eram pessoas negras. Novos membros serão anunciados no mês que vem.
“Sabemos que existe muito mais trabalho a ser feito para garantir oportunidades iguais em todo o setor”, disse a executiva-chefe da Academia, Dawn Hudson. “A necessidade de tratar deste assunto é urgente.”
Hollywood vem acertando as contas com a falta de diversidade e a representação do racismo nas telas em meio aos protestos contra a morte de George Floyd. No início da semana passada, o serviço de streaming HBO Max disse que está tirando “… E o Vento Levou”, vencedor do Oscar, de sua programação temporariamente.
*Com Estadão Conteúdo
continue lendo
TV e Cinema
Morre Eliana Rocha, atriz de ‘Pé na Cova’, aos 82 anos
Eliana também escreveu dois livros: uma biografia do autor Marcos Caruso e 'Memórias de um Tempo Não Vivido'
- Alice Carvalho vive Marta em primeiro teaser de cinebiografia Victória Xavier · há 1 dia
- ‘Angry Birds 3 – O Filme’ ganha novo trailer e revela aventura em família Victória Xavier · há 1 dia
- Golpe de R$ 725 milhões choca o Brasil e lembra história de ‘O Dom de Iludir’ da Netflix Victória Xavier · há 2 dias
- Diretor de cinema atira em si mesmo acidentalmente e é internado nos EUA Estadão Conteúdo · há 4 dias