Após decisão judicial, ato contra o governo muda de local em SP
Movimentos contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro remarcaram a manifestação inicialmente prevista para ocorrer neste domingo (7) na Avenida Paulista para o Largo da Batata, em São Paulo.
Em comunicados sobre a mudança de local, os grupos afirmaram que vão cumprir a determinação da Justiça estadual de proibir protesto antagônicos na mesma data e no mesmo local, mas criticaram a “violação do direito à manifestação”.
“Nós, torcedores articulados no Movimento Somos Democracia, ativistas do movimento negro e da Frente Povo Sem Medo entendemos que essa decisão atenta à liberdade de manifestação. Apesar disso, para garantia da integridade física dos manifestantes, comunicamos a decisão de mudança do local do ato em São Paulo para o Largo da Batata às 14h”, diz uma nota conjunta dos movimentos.
A nota ainda afirma que o grupo reforçou as medidas sanitárias para a realização do protesto, com a criação de uma brigada de saúde para orientação dos manifestantes e distribuição de máscaras e álcool em gel. As entidades também garantem que vão respeitar um distanciamento social de pelo menos 1,5 m durante a manifestação.
Confronto e decisão judicial
Na sexta-feira (5), a Justiça de São Paulo proibiu que grupos de apoiadores do presidente e opositores do governo se reúnam no mesmo horário em manifestações na Avenida Paulista. A decisão atende ao pedido do Governo do Estado, que pediu o cancelamento dos atos para evitar confrontos.
No último domingo (31), protestos que começaram pacíficos terminaram em tumulto, quando manifestantes favoráveis e contrários ao governo entraram em confronto. A Polícia Militar de São Paulo precisou intervir. O governador João Doria chegou a ir a público para dizer que os órgãos de Segurança Pública do Estado agiram para preservar a integridade física dos dois grupos e que não têm preferência política.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
São Paulo tem alerta para tempestades nesta segunda; veja regiões afetadas
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva forte, ventos de até 100 km/h e granizo
- Entenda as novas regras da Anac para passageiros indisciplinados Jovem Pan* · há 3 horas
- Chuvas deixam ao menos 8 mortos e 1 desaparecido na Grande São Paulo Agência Brasil · há 18 horas
- Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula para R$ 95 milhões Agência Brasil · há 19 horas
- Mendonça autorizou bloqueio de R$ 2 bilhões em bens ligados a Vorcaro Estadão Conteúdo · há 22 horas