Contas de luz devem ficar 2,4% mais caras em 2020, prevê Aneel
As contas de luz devem aumentar 2,42% em 2020, com elevação do subsídio pago pelos consumidores a Conta de Desenvolvimento Energético. É isso o que prevê a Agência Nacional de Energia Elétrica.
A Aneel aprovou um reajuste de 11% na CDE – que leva para R$ 22 bilhões. Dentro desse total, a parcela a ser paga pelos contribuintes subiu 27%.
A Agência justifica o crescimento nos custos da Conta de Consumo de Combustíveis; um fundo para bancar o óleo diesel e carvão, na geração termelétrica. A explicação passa pela interrupção no fornecimento de energia da Venezuela para Roraima e o abastecimento no Amazonas.
O orçamento final ainda depende de decisão do Tribunal de Contas da União, que questiona o pagamento de subsídios pelos consumidores na Conta de Desenvolvimento Energético.
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
continue lendo
Notícias
Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos
O piloto de avião havia recebido diagnóstico para doença Creutzfeldt-Jakob (DCJ)
- Jão amplia turnê de Memórias Póstumas; confira agenda da semana Fabrizio Neitzke · há 12 horas
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 2 semanas
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 2 semanas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 4 semanas