Países da Europa se preparam para tempos de recessão econômica
Ainda não está claro se é apenas uma marolinha ou se algo de muito ruim vem pela frente na economia mundial, mas na Europa os governos já começaram a se mexer para minimizar os impactos de uma possível recessão que se anuncia. Motivos para preocupação não faltam: economias crescendo menos, guerra comercial e o Brexit são os desafios adiante.
Nesta segunda-feira (19), o Banco Central da Alemanha, que tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Europa, admitiu que o país pode entrar em recessão técnica a partir do terceiro trimestre deste ano. A poderosa indústria local têm sofrido nos últimos meses, sobretudo a automobilística, que ainda não está acompanhando as novas restrições para o diesel e a crescente demanda por motores menos poluentes.
O governo de Angela Merkel está preparando um pacote de estímulo à economia da ordem de 50 bilhões de euros.
Ao mesmo tempo, outros países da região colecionam resultados negativos no campo econômico. A Itália e seu governo disforme também está à beira da recessão técnica e as perspectivas por lá são bastante desanimadoras depois que Roma decidiu entrar em rota de colisão com as diretrizes de Bruxelas.
No Reino Unido, a economia também apresenta crescimento esquálido e ninguém espera uma retomada importante antes das definições sobre como e quando se dará o Brexit. As negociações de Londres com Bruxelas continuam sem grandes avanços e a opção pelo divórcio litigioso segue como a mais provável.
2019 tem tudo para ser um ano que não deixará saudades na Europa – e, infelizmente, as perspectivas para 2020 ainda não são das mais animadoras.
*Com informações do repórter Ulisses Neto
Assuntos
continue lendo
Notícias
Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe
Durante oficialização da sua candidatura, Natasha afirmou que essa era a realização do sonho da mãe, a ex-senadora Serys Slhessarenko
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas