JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Ligados na Tomada | 00h30 - 01h00
Política

Câmara dos Deputados aprova crédito de R$ 30 bi para agronegócio com recursos do pré-sal

Governistas classificaram a iniciativa como 'uma bomba' e alegam falta de acordo, uma vez que o governo havia combinado que tema não seria votado neste momento 

ia samy

Hugo Motta
Hugo Motta Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quarta-feira (16) um crédito subsidiado de até R$ 30 bilhões destinado ao agronegócio, utilizando recursos do pré-sal. A votação, que resultou em 346 votos a favor e 93 contra, foi marcada por um clima de tensão e descontentamento entre os parlamentares, especialmente após o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao aumento do número de deputados e a recente decisão do STF sobre o IOF.

O projeto, que inicialmente tinha como foco o pequeno produtor rural, passou por alterações significativas. Agora, ele permite que os recursos do Fundo Social do pré-sal sejam utilizados para o refinanciamento de dívidas do setor agrícola, com a condição de que os juros sejam subsidiados. O líder do governo na Câmara, José Guimarães, manifestou sua insatisfação com a Frente Parlamentar da Agropecuária, criticando a falta de diálogo e a aprovação de um projeto que ele considera que eleva as despesas da União.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Além da aprovação do crédito para o agronegócio, a Câmara também decidiu retirar da pauta um projeto que visava criar novas vagas no Superior Tribunal de Justiça. Em contrapartida, foi aprovada uma alteração nos valores do Fundo Garantia-Safra, que agora seguirá para análise no Senado. Essa mudança é vista como uma tentativa de fortalecer a segurança financeira dos agricultores em tempos de crise.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

[jp-related-posts ids=”2018027″]