Santa Catarina emite alerta máximo para avicultura após foco de gripe aviária no RS
Santa Catarina emitiu nesta sexta-feira (16), um alerta máximo para a avicultura comercial após a confirmação de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em nota técnica, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc) reforçou a proibição da criação de aves ao ar livre em estabelecimentos registrados, a fim de proteger os plantéis e prevenir a entrada do vírus no Estado. Destacando que o Estado é o segundo maior exportador de carne de frango do Brasil, a Secretaria da Agricultura e Pecuária afirmou que, junto à Cidasc, intensifica as ações de combate ao vírus.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
As medidas incluem análise da movimentação animal e produtos de origem animal oriundos da região do foco, direcionamento da atividade de vigilância ativa em propriedades que receberam animais da região nos últimos 30 dias e orientação aos Postos de Fiscalização Agropecuária da divisa sul para intensificar a inspeção documental e física de todas as cargas de aves e ovos férteis provenientes do Rio Grande do Sul. Entre outras orientações, as autoridades pediram que produtores proíbam visitas de pessoas externas às granjas e evitem manipular aves mortas ou doentes.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1966023,1966152,1966073″]