Em retaliação, China anuncia restrições a dezenas de empresas dos EUA
A China anunciou nesta segunda-feira, 22, a imposição de restrições comerciais a dezenas de empresas dos Estados Unidos, em retaliação à recente decisão de Washington de expandir a lista de empresas chinesas ligadas ao setor militar.
O Ministério do Comércio chinês colocou dez contratantes de defesa norte-americanos em uma lista de controle de exportação. Na prática, tais empresas ficam proibidas de comprar qualquer produto chinês de uso dual (civil e militar).
Já o Ministério das Finanças da China excluiu 46 empresas norte-americanas, principalmente contratantes de defesa, da participação de compras governamentais.
A medida visa “salvaguardar a segurança e os interesses nacionais” e é uma “resposta à prática ultrajante” dos Estados Unidos de qualificar companhias chinesas como militares, informou o Ministério do Comércio, em nota.
Gigantes da tecnologia como Alibaba Group e Baidu passaram a ter restrições para atuar nos Estados Unidos.
*via Estadão Conteúdo
continue lendo
Mundo
Trump oferece ao presidente do UFC cargo de porta-voz da Casa Branca
Cargo é ocupado desde outubro por Katie Zacharia, que sucedeu Karoline Leavitt, afastada da função em agosto
- Trump diz que ordenou investigação contra democratas e os acusa de extorsão Estadão Conteúdo · há 29 minutos
- Ex-presidente Santiago Peña presta depoimento aos procuradores do Paraguai Estadão Conteúdo · há 49 minutos
- Paraguai devolve dinheiro de cerca de 1,2 milhão de correntistas do Ueno Bank Jovem Pan · há 3 horas
- Homem dispara contra pedestres na Polônia e deixa cerca de 10 pessoas feridas AFP · há 3 horas