Estados Unidos avisa que novo voo com deportados deve chegar dia 7 em Belo Horizonte
Os Estados Unidos anunciaram a chegada de um novo voo com deportados ao Brasil, agendado para o dia 7 de fevereiro. Essa informação surge em meio a preocupações levantadas pelo governo brasileiro sobre o tratamento recebido por deportados que chegaram recentemente, que inclui relatos de uso de algemas nos pés e mãos, além de agressões e dificuldades para acessar banheiros. O Itamaraty disse que os brasileiros tiveram “tratamento degradante”. Em resposta a essas questões, a administração de Luiz Inácio Lula da Silva está propondo a formação de um grupo de trabalho em parceria com o governo Trump.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O objetivo é discutir as deportações e assegurar que os deportados sejam tratados com dignidade e segurança durante o transporte. Uma das medidas acordadas foi a instalação de um posto de acolhimento no aeroporto de Confins, em Minas Gerais.
Além das queixas atuais, houve registros de abusos a deportados brasileiros durante a gestão Biden. Um caso notório envolve uma criança que foi agredida por um agente americano, além da separação forçada de uma mãe e sua filha. Um relatório de 2022 detalha que homens adultos foram algemados nos pés e mãos antes do embarque, permanecendo nessa condição por até 12 horas, o que os forçou a ficar em posições extremamente desconfortáveis.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1839314,1839271,1839208″]