Governo costura acordo com partidos do Centrão e fecha PEC do ajuste fiscal
Os partidos Republicanos, PP, MDB, PT, PDT, PCdoB e Podemos se uniram para assinar como coautores os projetos do pacote fiscal apresentado pelo governo Lula, que visa economizar R$ 70 bilhões em um período de dois anos. O requerimento foi formalizado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães, do PT, mas não contou com a adesão dos líderes do União Brasil e do PSD, que juntos possuem 101 votos na Câmara. O deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, que conta com o apoio do PT e é considerado o favorito para assumir a presidência da Câmara, também fez parte dos signatários do requerimento. As propostas contidas no pacote incluem uma revisão nos benefícios assistenciais, a limitação da valorização do salário mínimo a um máximo de 2,5% ao ano acima da inflação e a proibição de novos incentivos tributários em situações de déficit nas contas públicas.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O protocolo do requerimento foi realizado por Guimarães, que obteve a assinatura de líderes de partidos que totalizam 243 votos na Câmara. O deputado Isnaldo Bulhões, do MDB, declarou que seu partido está comprometido em apoiar o ajuste fiscal. Por outro lado, José Nelto, do União-GO, mencionou que, embora tenha assinado, considera o pacote “muito tímido” e sugere que o projeto pode ser aprimorado ou até mesmo rejeitado. Além disso, outras legendas que fazem parte da base aliada, como PSB, Solidariedade, PV e Psol, também não apoiaram o requerimento.
[jp-related-posts ids=”1791131,1790887″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Política
Nunes Marques diz que TSE não tem nenhuma participação na alteração dos locais de votação
Segundo o ministro, as Corte está em contato permanente com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que são os responsáveis pelas alterações dos locais de votação
- Deputado eleito pelo PL diz ter sofrido atentado em São Paulo: ‘Deram um tiro no meu carro’ Jovem Pan · há 2 horas
- Reta final: sertanejos apoiam Flávio Bolsonaro; Lula reúne artistas de vários gêneros Jovem Pan · há 2 horas
- Marçal chama Renan de nazista e ex-candidato responde: ‘Caso Flávio vença, serei perseguido’ Jovem Pan · há 3 horas
- Flávio Bolsonaro só poderá ir a debate na ‘Globo’ se quebrar sigilo, diz Lula Estadão Conteúdo · há 4 horas